RIO+20

O QUE É?
A Rio+20 é uma conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre desenvolvimento sustentável. O nome é este porque ela acontece 20 anos depois da Eco-92, uma cúpula sobre meio ambiente realizada também no Rio de Janeiro, em 1992.


DO QUE VÃO FALAR?
Os temais mais importantes são: a "economia verde", sobre a produção com baixa emissão de gases e bom uso de recursos naturais; e a estrutura internacional para o desenvolvimento sustentável, sobre os países se organizando para fazer a ecologia funcionar na economia.


1992?
Além dos temas já citados, deve acontecer uma "recapitulação" do que foi falado em 1992, inclusive sobre a Agenda 21 — um documento sobre as responsabilidades que os países presentes teriam que assumir para reduzir ao máximo o desgaste ao meio ambiente. Ela ainda é o documento mais abrangente sobre questões ambientais.

QUEM VAI FALAR?
Chefes de Estado e de governo devem comparecer, representando os 193 Estados membros da ONU. Também estarão lá entidades civis (de ONGs, universidades e institutos, por exemplo), para ajudar a revisar os principais temas e avaliar o progresso até então, tentando renovar este compromisso com a sustentabilidade.

A TRÊS ETAPAS:
De 13 a 15 de junho, acontece a 3ª Reunião do Comitê Preparatório, visando à negociação dos documentos a serem adotados na Conferência.
De 16 a 19 de junho, é a vez da Organização dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, para a discussão de dez temas de sustentabilidade. Por fim, de 20 a 22 de junho, acontece o Segmento de Alto Nível da Conferência, encerrando o evento.

QUANDO E ONDE?
A Rio+20 acontece de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. Riocentro, Parque dos Atletas, Arena da Barra, MAM, Espaço Vivo Rio, Píer Mauá e Galpão da Cidadania serão as sedes. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides Etárias Brasileiras

A Formação Territorial dos Estados Unidos

Heterogeneidade dos países em desenvolvimento