Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2011

Do Império Russo

O imenso espaço geográfico que a União Soviética ocupava – hoje em grande parte ocupado pela CEI e, em particular, pela Rússia – resultou de uma longa história de conquistas. Nos primeiros séculos de era cristã, uma faixa de terra de oeste a leste dos montes Urais* , coberto por uma vegetação descontínua chamada estepe*, foi ocupada por povos eslavos ainda hoje predominantes no conjunto da população russa. Os Urais constituem um importante elemento de delimitação desse território: a oeste , localiza-se a Rússia europeia e, a leste a Rússia asiática. Rússia , aliás, era o nome dessa porção territorial, onde existiam vários principados, sendo o de Moscou o mais importante deles. No fim do século XV, Ivã III, do principado de Moscou, conseguiu unificar todos os principados russos, pondo fim à dominação que outros povos ainda exerciam sobre alguns deles. Moscou, cidade fundada em 1147, tornou-se, então, a capital da Rússia, que havia se transformado num grande império – o Império

As diferenças internacionais são muito grandes

Imagem
Foi a partir do século XV que os europeus começaram a navegar por todos os mares e oceanos e a fazer contato com os mais diversos povos. Desde aquela época, as nações que existiam foram pouco a pouco se associando a passaram a depender cada vez mais umas das outras. O mundo se tornou então unificado. Mas isso não quer dizer que não existam mais diferenças entre os países. Pelo contrário, nunca houve tantas diferenças sociais, culturais e econômicas como as que existem atualmente. Nunca houve, por exemplo, tanta diferença entre os rendimentos de uma minoria de ricos e uma maioria de pobres como nos dias de hoje. Mas essas desigualdades sociais formam um único conjunto. Tanto os ricos como os pobres pertencem à mesma sociedade e, às vezes, vivem próximos e até trabalham na mesma em presa. Podemos afirmar que só é possível compreender o que é a pobreza e a riqueza se compararmos essas duas situações. Portanto, as ideias de pobreza e de riqueza são relativas, isto é, são estabelecida

O nosso mundo é um só

Imagem
Em 2008, a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) divulgou imagens de um grupo indígenas que habitam o estado do Acre, que vivem isolados, nunca tiveram contato com não índios e estão distantes do convívio com outros grupos indígenas. Esses casos são excepcionais e cada dia mais raros. Hoje, praticamente não existem grupos humanos que não têm contato com os demais. O denominado progresso já se espalhou por todos os recantos do planeta, embora alguns lugares tenham se desenvolvidos bem mais que outros. Quase todos os povos conhecem o rádio, a televisão, a rede de computadores. Aviões levam pessoas de um lado para outro do planeta, e certos tipos de produtos - como jeans , tênis, refrigerantes, comidas tipo fast –food – entre outros – costumam ser encontrados em qualquer parte do mundo. Mas o progresso também destrói florestas, aumenta a poluição nos rios, na atmosfera, nos oceanos e nas grandes e pequenas cidades. Além disso, nem todos são beneficiados por ele. Somente os países

A Transformação do Espaço Geográfico Mundial

Imagem
O que é globalização? O termo globalização refere-se a um conjunto de ações que interligam e tornam interdependentes as nações, em termos econômicos, culturais, sociais e políticos. A globalização acelerou-se com a liberalização do comércio internacional e a maior mobilidade de capitais pelo mundo. Simultaneamente ocorreu uma grande revolução tecnológica que encurtou distâncias e conectou o planeta por meio da informática, da fibra óptica, dos satélites artificiais, etc. Esse conjunto de fatores levou à integração econômica mundial, caracterizada pela intensificação das trocas e pela formação de um mercado global atendido por empresas multinacionais . O neoliber alismo econômico O neoliberalismo econ ômico foi a base de sustentação de todo o processo de globalização. Essa doutrina econômica é baseada no livre-comércio e na livre concorrência, que regulariam a oferta e a procura sem a interferência do Estado. No mundo globalizado, as economias deveriam ser abertas, com a liv

A Constituição brasileira

Imagem

País

Imagem
Podemos definir o país como um território politicamente delimitado por fronteiras com unidade político-administrativa, em geral habitado por uma comunidade com história própria. Todo país tem um Estado constituído, que exerce soberania perante outros países, e uma Constituição.

Território

O território de um país é a base física sobre o qual o Estado exerce a sua soberania. O território é delimitado por linhas imaginárias - fronteiras políticas-, criadas pelos seres humanos. Essas linhas, denominadas limites são demarcadas utilizando-se como referência acidentes geográficos, como rios, lagos, e serras – elementos naturais, assim como elementos artificiais balizas e marcos construído sobre o terreno. O território de um país é formado pelo solo continental e insular, o subsolo, o espaço aéreo e o território marítimo.

EUROPA: integração, desigualdade e conflitos regionais

Para Downloads click em: sendspace | Upload Complete

Nação

O termo nação pode ser definido como um coletivo humano com características comuns, como a língua e a religião. Os membros dessa coletividade estão ligados por laços históricos, étnicos e culturais. Há nações com estados constituídos, como a Alemanha, o Japão, ou Portugal, e nações que almejam constituir-se com Estado, mas ainda não o são como os tibetanos na China e os curdos espalhados entre a Turquia, o Irã, o Iraque, o Azerbaijão, a Síria e a Armênia.

O mapa do mundo

Imagem
O atual mapa do mundo representa um momento da geopolítica internacional, resultando das complexas relações históricas entre território, Estado e nação. O mapa não é algo imutável , (ex. é o mapa acima que mostra a nova fronteira Sudão do Norte e Sudão do Sul) pois a qualquer momento podem surgir novos países e outros podem ser extintos ou reorganizados. Muitos povos vivem em constantes conflitos para obter autonomia política sobre um território, ou seja, lutam contra o domínio ou a invasão do território por outros países, e essa luta por autonomia pode levar à criação de novos países. Exemplos de conflitos: A Palestina não é Estado, porque não tem soberania, embora tenha território e população. O Estado é a forma como a sociedade se organiza politicamente; é o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país. Fazem parte do Estado: às instituições políticas e administrativas, encarregadas de produzir as leis

População Europeia

- Continente é bastante populoso e povoado porém, se distribui de forma irregular pelo território. Tem áreas com densidade demográfica´elevada e outras - regiões Polares - há vazios demográficos. - O crescimento demográfico muito pequeno - número de europeus decresce a cada ano. - O número de pessoas com mais de 65 anos é muito elevada na Europa por dois fatores: *natalidade vem diminuindo; *esperança de vida tem se elevado (73anos) OBS: o seu crescimento vegetativo é negativo - o continente acaba mantendo seu nível populacional relativamente estável devido à imigração.

Clima e Vegetação

Podemos destacar três grandes regiões europeia com características climáticas: Europa do Norte : Latitude superior a 60ºN - clima frio e polar - Floresta Boreal e a Tundra Europa das planícies: * Litoral -clima oceanico: temperaturas é amena, chuvas bem distribuídas ao longo do ano. *Continental: o clima é mais seco e apresenta grande variação de temperaturas. *a Leste: o clima é semiárido com vegetação de Pradarias. Europa do Sul: Clima mediterrâneo: Verões são secos e os invernos chuvosos. Vegetação Mediterrânea.

Relevo europeu

Imagem
O relevo europeu é dividido em três unidades: Maciços antigos -ex.: norte- Alpes Escandinavos e a leste - Montes Urais Planícies Centrais -região central - são terras muito férteis Cordilheiras recentes -ex.:Pireneus, Cárpatos, Apeninos, Balcãs, Cadeia da Cáucaso Em destaque da característica física do continente é o seu aspecto recortado e irregular, devido o grande número de penínsulas e arquipélagos e os mares internos.

Tratado de Maastricht

Clima e formações vegetais da Europa

*Na Europa, predomina o clima temperado. *As características climáticas são muito diferenciadas em cada região do continente, e estão associadas a fatores como a latitude, a altitude, as correntes marítimas, a continentalidade e a maritimidade. *No verão, o grande polo turístico da Europa é a ensolarada e quente costa do mar Mediterrâneo. Ali, o litoral espanhol é o mais procurado pelos turistas. *No inverno, as altas montanhas constituem os grandes centros turísticos do continente.

Características Gerais da Europa

*A Europa é um continente pequeno, que se estende do oceano Atlântico até os montes Urais. - Rússia. *Apesar de ser pouco extenso, possui grandes número de países. *A maior parte do continente europeu localiza-se na zona temperada. *Os principais mares da Europa são o Mediterrâneo, o Negro, o Cáspio e o mar do Norte. *As principais penínsulas da Europa são a Escandinava, a Dinamarquesa, a Ibérica, a Itálica e a Balcânica.