Ásia: Um continente de contrastes



A Ásia é caracterizada pela pluralidade cultural e por uma história marcada pelas grandes civilizações, como a sínica (China, Mongólia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Taiwan e Sudeste Asiática), a hindu (Índia) e a islâmica (Oriente Médio).
O continente também apresenta paisagens diversificadas, que incluem a cadeia montanhosa do Himalaia, os planaltos áridos da China e da Mongólia, as planícies geladas da Sibéria e as grandes aglomerações urbanas do litoral chinês (Xangai, Tianjin etc.), da Índia (Mumbai, Calcutá e Chennai) e do Japão (eixo-Tóquio- Osaka).

Regionalização da Ásia
*Ásia Setentrional: localiza-se na Zona Glacial Ártica, abrangida pela Rússia em toda a sua extensão leste-oeste. Clima: tipos polar e subpolar, com invernos longos e rigorosos, cujas temperaturas podem atingir até 50ºC negativos.
*Sudeste Asiático: há tanto países continentais (Vietnã, Malásia Cingapura) como países insulares (Indonésia, Filipinas , Timor Leste).
*Ásia Central: região com cinco países onde se encontra uns dos países mais pobres do mundo como Tadjiquistão 122º e o 113º do ranking de IDH da ONU, Uzbequistão.
*Oriente Médio: é marcado por grandes conflitos geopolíticos, em cuja origem está a disputa por um território em que árabes e judeus consideram ter direitos históricos.
*Ásia Meridional: região apresenta três grandes unidades de relevo entre elas a Cordilheira do Himalaia localizado na fronteira da China com a Índia. A Índia tem uma população de 1,1 bilhões de habitantes, cerca de 500 milhões vivem na pobreza ou na miséria, a desigualdade é uma característica.
*Extremo Oriente: agrupa China (país de crescimento mais acelerado), Japão (segunda maior potência econômica do planeta), Coreia do Norte (republica socialista, rígida economia planificada), Coreia do Sul, Taiwan e a Mongólia.

População da Ásia
Além de ser o mais extenso continente da Terra, a Ásia é o mais populoso, reunindo mais da metade da população mundial. A Índia e a China são os países mais populosos somando 2,3 bilhões de habitantes. A distribuição da população é irregular, há áreas com elevada concentração de habitantes. Na China há políticas oficiais de controle de natalidade, onde é norma ter um filho por casal no meio urbano e dois no meio rural, caso o 1º tenha sido menina. Grande parcela da população é analfabeta (39% da população indiana) e tem baixo poder aquisitivo e as taxa de mortalidade infantil continua elevadas. Países que se diferenciam são Japão e Israel que têm perto de 100% de sua população alfabetizada.
Diversas línguas e dialetos são falados no continente asiáticos. Os mais difundidos são o chinês, o híndi, árabe, japonês, eslavos (Rússia asiática) e o inglês. Religião são muitas: islamismo, hinduísmo,budismo, xintoísmo, cristianismo, que trás muitos conflitos por posse de território e pelo domínio religioso na região.

Economia da Ásia
Agricultura: subsistência, baixa mecanização e pouca tecnologia - produtos: arroz, algodão, cevada, chá, tabaco, trigo. Pecuária: extensiva, principais rebanhos: bovinos, suínos, ovinos e bufalinos. Índia tem o maior rebanho de gado bovino do mundo. No entanto, o consumo de carne dos indianos é baixo: os hindus (adeptos do hinduísmo), que são a maioria da população indiana, não comem carne, principalmente a bovina, por considerarem a vaca um animal sagrado. Recursos minerais: Indonésia é o segundo maior produtor de estanho no mundo. E o petróleo na região do Oriente Médio está na mão de poucos. Tem extração de minério de ferra, ouro, cobre gás natural além do petróleo e do estanho – produz chapas, fios e tubos. Setor industrial: países mais industrializados da Ásia são Israel, China, Coreia do Sul e Japão. Nos últimos outros países vêm apresentando grande desenvolvimento industrial: Taiwan, Cingapura, Hong Kong, Índia, Malásia, Tailândia, Indonésia e Filipinas. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides Etárias Brasileiras

A Formação Territorial dos Estados Unidos

Aspectos Físicos e Naturais do Nordeste Brasileiro